senai

Como funciona o SENAC?

Se você é estudante e está pensando em entrar no mercado de trabalho nos próximos meses, uma boa opção é aprender como funciona o SENAC.

O SENAC é uma das instituição de ensino que foi focada, inicialmente, na formação de profissionais técnicos. Com o tempo, no entanto, o portfólio de ensino da instituição cresceu e se diversificou.

Hoje o SENAC oferece cursos de qualificação profissional, cursos técnicos, curso de graduação e extensões universitárias, incluindo, ainda, programas de educação à distância.

Entenda como funciona o SENAC

A missão do SENAC é a de educar os alunos par ao trabalho em atividades como serviços, turismo e comércio de bens. Então isso está presente em todo o funcionamento e cursos apresentados.

Inclusive, a instituição tem todo um programa voltado para a formação de jovens aprendizes. Com isso, busca-se propiciar a possibilidade de os alunos chegarem mais preparados ao mercado.

Inclusive, o SENAC está presente também em aulas do ensino médio, idiomas e pós-graduação. Tudo isso visando uma melhor formação profissional, baseada na qualidade do ensino.

O Sistema S

O SENAC, assim como o SENAI, o SEBRAE e diversas outras entidades, faz parte do chamado Sistema S. O sistema é um conjunto de instituições que visa o ensino profissional gratuito.

Assim, a própria Constituição Federal previu que alguns valores arrecadados com tributos devem ser usados para financiar o Sistema. O resultado é a entrega de serviços de qualidade ao público.

Para entender como funciona o SENAC é preciso sempre voltar à sua função primordial. A ideia do ensino com fins na formação de profissionais mais qualificados é o que move a entidade.

Na política é comum que se discuta a manutenção dos repasses financeiros ao Sistema. Ainda que não haja um fim próximo, o que se sabe é que as verbas estão diminuindo cada vez mais.

senai

A força do ensino técnico

A maior representatividade do SENAC está presente em seus cursos técnicos. Atualmente, a entidade oferece cursos nos seguintes ramos:

  • Beleza e estética;
  • Comunicação e marketing;
  • Desenvolvimento social;
  • Design, artes e arquitetura;
  • Gastronomia e alimentação;
  • Gestão de negócios;
  • Moda;
  • Saúde;

Cada um deles pode representar uma mudança na vida de um estudante que aprende um novo ofício. Assim, o SENAC dá sua contribuição para o desenvolvimento de pessoas de várias formas.

Conclusão

Como você percebeu, para entender como funciona o SENAC é preciso reconhecer a sua importância. Com financiamento público, ele oferece diversas opções de ensino para pessoas de baixa renda.